“Duhamel é uma poeta popular. Um dos principais motivos para isto é seu humor, que brilha em muitos destes poemas (do livro Blowout), ainda que ela compartilhe totalmente, muitas vezes, um material pessoal e evidentemente doloroso”. — Coal Hill Review
Denise Duhamel nasceu em 13 de junho de 1961, em Woonsocket, Rhode Island. Bacharelou-se por Emerson College e fez mestrado em Sarah Lawrence College. Morou em Nova York de 1985 até 1999.
Citando Dylan Thomas e Kathleen Spivack como primeiras influências, Duhamel escreve tanto verso livre quanto poemas de forma fixa que destemidamente combina o transitório, política e questões sexuais. Apresentando Duhamel para a Smartish Pace, a poeta Karla Huston observou: “seus poemas falam com uma irreverência imoderado […]Duhamelfaz experiências com forma e assunto, criando uma poesia que desafia a noção do que seria poesia para os leitores. Ela afirma que a poesia seria algo como se ela combina completamente a cultura pop, as alegrias e horrores desta cultura enquanto mantém a habilidade de atiçar a alegria em nossas fraquezas — e nos fazer pensar”. Em uma entrevista com Derek Alger, na revista Pif, Duhamel declarou: “em algum momento do meu desenvolvimento como escritora, fiquei interessada em colocar tudo junto, acreditando nos meus saltos, admitindo a venerabilidade nas imagens”.
Duhamel publicou várias coletâneas de poesia, incluindo Kinky (1997), Queen for a Day: Selected and New Poems (2001) (Rainha por um Dia: Novos e Selecionados Poemas), Ka-Ching! (2009) e Blowout (2013), que foi finalista do National Books Critics Circle Award. Ela coeditou, com Nick Carbó, Sweet Jesus: Poems about the Ultimate Icon (2002) (Doce Jesus: Poemas sobre o Último Icone) e, com Maureen Seaton e David Trinidad, Saints of Hysteria: A Half-Century of Collaborative American Poetry (2007) (Santos da Histeria: Meio Século de Poesia Colaborativa Americana). Duhamel também colaborou com Maureen Seaton em várias coletâneas de poesia, incluindo Exquisite Politics (1997) (Políticos Raros), Oyl (2000) e Little Novels (2002) (Pequenos Romances).
As honrarias recebidas por Duhamel incluem uma bolsa da National Endowment for the Arts. Seus trabalhos foram incluídos em vários volumes da Best American Poetry (Melhor Poesia Americana) e também tem atuando no All Things Considered (Todas as Coisas Contempladas) no National Public Radio e Fooling with Words (Brincando com palavras), especial de poesia de Bill Moyers do PBS.
Atualmente Denise Duhamel mora na Florida, onde ensina na Universidade Internacional da Florida.
Perfil elaborado por Dalcin Lima aos 30 de abril de 2016, a partir da tradução do site Poetry Foundation.
0 comentários:
Postar um comentário