ads slot

Últimas Postagens:

Randall Jarrell


Randall Jarrell (1914-1965), poeta e crítico, foi um dos mais versáteis poetas americanos durante as duas décadas imediatamente após a II Guerra Mundial.



Randall Jarrell nasceu em 6 de junho de 1914, em Nashville, Tennessee, mas passou a maior parte dos seus primeiros anos de vida em West Coast, em Long Beach e Hollywood, California. Sua infância solitária e problemática refletiu-se em alguns dos seus mais vívidos poemas. Quando ele tinha 11 anos, seus pais se separaram e ele viu por certo tempo com seus avós paternos antes de volta a morar com sua mãe em Nashville. Fez cursos sobre comércio no ensino médio e como aluno em Vanderbilt, tornou-se, sob a influência de John Crowe Ransom, com Allen Tate e Robert Penn Warren um dos líderes da primeira renascença poética Sulista nos anos de 1920 e 1930.

As primeiras poesias de Jarrell foram amplamente modeladas por uma contína relação com Ransom. Em Vanderbilt, Jarrell bacharelou-se e aí também obteve o grau de mestre. Em 1937 seguiu Ransom para Kenyon College onde ambos ensinaram inglês. Os primeiros poemas foram publicados na American Review e Southern Review, e também na Kenyon Review, fundada por Ransom. Durante os nos que antecederam a Segunda Guerra Mundial, Jarrell manteve uma um importante contato com um número de jovens escritores que também mais tarde tornaram-se reconhecidos tais como o poeta Robert Lowell e o ficcionista Peter Taylor.

Durante a Segunda Guerra Mundial Jarrell serviu na Força Aérea por quase todo o conflito. Ironicamente, muito de seu reconhecimento junto ao público se deu pelos seus poemas de guerra: "Eighth Air Force," (Oitava Força Aérea) "Losses" (Perdas) e mais especialmente "The Death of the Ball Turret Gunner" (A Morte do Atirador do Ball Turret), um dos mais famosos poemas curtos fruto do conflito bélico, o qual se encontra traduzido na antologia abaixo.

Na verdade, Jarrell foi removido do treinamento de voo e passou a maior parte da guerra num campo em Illinois and Arizona.

Nas duas décadas depois da Segunda Guerra Mundial, Jarrell produziu grande parte de sua escrita num ambiente acadêmico. Depois de um curto período na Universidade do Texas, Jarrell passou mais de 18 anos de sua vida como professor de inglês na Women's College da Universidade da Carolina do Norte, em Greensboro. Sua maior influencia nas letras americanas e na vida de poetas mais jovens foi exercida durante este período. À época ele estava sempre encorajando e sendo generoso em ajudar aqueles novos talentos. Dois cargos oficiais aumentaram esta influência: poeta consultor da Biblioteca do Congresso e chanceler da Academia de Poetas Americanos. Jarrell foi também recebedor de duas bolsas Guggenheim. Neste período frutífero, ele tornou-se respeitado mais por sua crítica literária do que propriamente por sua poesia, trabalhando, por várias vezes, como editor de poesia e crítico na Nation, Partisan Review e na Yale Review.

Jarrell também prestou uma notável contribuição ao importante novo romance acadêmico com Pictures from an Institution (1954) (Retratos de uma Instituição). Este romance é uma sátira de uma faculdade “progressiva” e intimamente destacou a animosidade entre a faculdade e a administração descrita com humor e epigramática caracterização.

Escrevendo sobre sua própria poesia, Jarrell era caracteristicamente modesto. “Tentei fazer meus poemas óbvios e muitos deles são óbvios demais; mas eu esperava que fosse mais difíceis porque eu sabia demais”. Se eles eram óbvios, eram muitas vezes profundamente significativos, mais vibrantes e complexos do que poderiam aparecer à primeira. Seus temas mais comuns (em acréscimo ao olhar conhecedor ainda que inocente de uma criança de um mundo e dos horrores da guerra) são as energias da arte e banalidades do consumerismo americano do pós-guerra. O modo materialista de vida está severamente anatomizado numa série de poemas satíricos, dos quais um dos melhores é "The Woman at the Washington Zoo" (1960) (A Mulher no Zoológico de Washington).

A poesia idiomática de foi escrita para ser ouvida, juntando-se ao estilo popular dos anos de 1960 e aos poetas mais jovens como Allen Ginsberg e Gregory Corso. Mas o trabalho de Jarrell é muito mais disciplinado, sua persona mais variada do que aquela da Escola Beat. Ele foi um talentoso prosodista, igualmente à vontade com o verso livre e as formas tradicionais, e escreveu versões modernas vívidas de formas determinadas como a “sextina”. Também, Jarrell efetivamente combinou diferentes métodos poéticos. Uma excelente fusão de retrato pessoal com sátira social é encontrada em "In Montecito" (1963) (Em Montecito).

No contexto histórico da poesia anglo-americana, o trabalho de Jarrell ecoa os monólogos dramáticos de Robert Browning, através de poesia de guerra de Wilfred Owen, pressagiando, no final das contas, os últimos poemas confessionais de seu amigo Robert Lowell. Ainda que Jarrell não fosse um poeta confessional como Sylvia Plath, mais tarde, em sua existência, ele se tornou mais diretamente intimista em "The Lost World" (O Mundo Perdido) e "Thinking about the Lost World" (1965) (Pensando no Mundo Perdido).

Há ainda outras facetas da expressão de Jarrell. Ele traduziu trabalhos de Rilke, E. Morike e Tristan Corbiere e estava trabalhando numa tradução do Fausto, de Goethe's Faust, no período de sua morte. Ele também escreveu livros infantis altamente aclamados, entre os quais estão The Bat Poet (1964) (O Poeta Morcego) e The Animal Family (1965) (A Família Animal). Na sua maneira calma, Jarrell foi um Renascentista, um versátil “homem de letras no sentido europeu, com uma energia real, imaginação e imparidade " (Robert Lowell). Esta carreira envolvente foi bruscamente interrompida quando Jarrell foi atropelado e morto por um carro em Greensboro, Carolina do Norte, em 14 de outubro de 1965.

















Compartilhe no Google Plus

Sobre Jus et Humanitas

Sou Dalcin Lima, advogado, tradutor e um apaixonado por Línguas e Literatura, especialmente poesia. Sou protetor de animais em geral.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário