ads slot

Últimas Postagens:

COUNTEE CULLEN: UM DOS ÍCONES DA RENASCENÇA DO HARLEM


Um poeta pródigo de um estilo distinto e uma excepcional habilidade acadêmica, Countee Cullen foi uma figura ícone da Renascença do Harlem, conhecido por sua poesia, prosa e peças. Embora incapaz de livrar-se da realidade da raça na vida ou na arte, a visão universal de Cullen produziu uma poesia impregnada tanto de beleza quanto de um sofrimento interior que se dirigia à busca do artista negro pela expressão no mundo ocidental moderno.

Countee Culllen nasceu em 30 de maio de 1903 e ficou reconhecido como um poeta ganhador de prêmios por seu alto valor acadêmico. Públicou seu prestigiado volume de estreia, Color (Cor), em 1925, que seria seguido por which would be followed by Copper Sun (Sol de Cobre) e The Ballad of the Brown Girl (A Balada da Garota Morena). Sendo também um notável romancista, dramaturgo e autor de livros infantis, Cullen mais tarde trabalhou como professor de escola secundária. Faleceu em 9 de janeiro de 1946.

Countee Porter Cullen nunca teve esclarecida seu verdadeiro local de nascimento, embora algumas fontes testemunhem que ele pode ter nascido em Louisville, Kentucky ou ainda em Baltimore ou na Cidade de Nova York City. Tem perdido seus pais e irmãos, acredita-se que tenha sido criado por sua avó paterno até amorte desta quando ele estava na adolescência. Foi então adotado por Carolyn Belle e pelo Reverendo Frederick A. Cullen, um ministro conservador da renomada Igreja Metodista Episcopal no Harlem.

De 1918-1921, Cullen frequentou a DeWitt Clinton High School, onde editou o jornal da escola e a revista literária e ganhou as competições abertas de poesia da cidade. Em seguida foi para a Universidade de Nova York, onde se graduou Phi Beta Kappa em 1925 e ganhou Prêmio de Poesia Witter Bynner. Naquele mesmo ano, Cullen lançou seu elogiado volume de poesia estreante, Color (Cor).

Graduou-se no mestrado pela Universidade Harvard em 1926 e logo após juntou-se ao grupo editorial da revista Opportunity (Oportunidade), redigindo a coluna "Dark Tower" (Torre Escura), que foi uma resenha de trabalhos dos literatos afro-americanos.

Cullen foi influenciado pelos trabalhos de John Keats (que era o poeta favorito de Cullen), Percy Bysshe Shelley e A.E. Housman, bem como se pautasse na estrutura de composição e verso da tradição europeia, ainda que incorporasse ideias acerca da origem racial afro-americana e a experimentasse em muitos de seus trabalhos.

Com a publicação dos volumes posteriores Copper Sun e The Ballad of the Brown Girl (ambos de 1927), Cullen foi visto como uma liderança destaque da Renascença do Harlem. Na primavera de 1928, casou com Yolande Du Bois, a filha do famoso intelectual W.E.B. Du Bois, em uma cerimônia extravagante que reuniu a nobreza afro-americana. Ainda que o casamento tenha durado pouco com os dois se divorciando em 1930 após o retorno de Cullen à América após viajar para a França com uma Bolsa Guggenheim.

O rendimento poético de Cullen diminuiu a medida os anos 1930 começaram e em 1934 assumiu o cargo de professor de Francês na Frederick Douglass Junior High School.

Também trabalhou numa variedade de formatos literários tendo redigido o romance satírico One Way to Heaven (Um Caminho para o Céu) (1932). E em 1935, tornou-se o primeiro escritor afro-americano do século XX a traduzir e publicar o clássico Medeia de Euripídes.

O poeta foi um autor de livros infantis, bem como dramaturgo como se vê no seu tabalho teatral The Third Fourth of July (O Terceiro Quarto de Julho) e uma adaptação para o palco de One Way to Heaven chamada de Heaven's My Home (O Céu é Meu Lar). Também trabalhou com Arna Bontemps para adaptar o romance de Bontemps God Sends Sunday (Deus Envia o Domingo), para o palco como estreia na Broadway em março de 1946 no St. Louis Woman, estrelando Pearl Bailey.

Cullen não viveu para ver o projeto alcançar a realização: morreu em 9 de janeiro de 1946 de uma uremia e complicações de alta pressão arterial. Deixou sua segunda esposa, Ida Mae Roberson.

Uma coleção póstuma da poesia de Cullen foi publicada em 1947, On These I Stand: An Anthology of the Best Poems of Countee Cullen (Nestes Eu Fico: Uma Antologia dos Melhores Poemas de Countee Cullen). Seu legado inclui escolas púbicas que receberam o nome do poeta, bem como a biblioteca Branch da Rua 135 do Harlem foi renomeada Biblioteca Countee Cullen. Após um período de letargia, mais atenção foi dada por estudiosos à vida e aos escritos de Cullen e em 2012 uma biografia de Cullen foi publicada, And Bid Him Sing (E Mande-o Cantar), da autoria de Charles Molesworth.


Perfil traduzido e adaptado do site Bio.com por Dalcin Lima aos 26 de novembro de 2016. Bio.com disponível em:<http://www.biography.com/people/countee-cullen-38950>. Acesso em: 25. Nov. 2016.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Jus et Humanitas

Sou Dalcin Lima, advogado, tradutor e um apaixonado por Línguas e Literatura, especialmente poesia. Sou protetor de animais em geral.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário