Nós designamos nossas crianças e nossos protetores de artistas de nossas monótonas, pós-industrializadas consciências. Nossos poetas são lasers de sensibilidade, sentimento, visão, percebendo com uma intensidade que não ousamos. E eles se tornaram nesta transação a vítima de sua própria consciência e nossas vertiginosas inconsciências. Assim é Theodore Roethke."
-Revista Life, 1972 ("A margem de uma importante sombra” , Webster Schott, Life, 197)
Theodore Roethke nasceu em Saginaw, Michigan, em 25 de maio de 1908. A família era proprietária das maiores estufas do estado. Roethke chamava sua casa de “um lugar maravilhoso para uma criança crescer alí e a volta” — 25 acres embaixo do vidro na cidade e "o último estande de madeira virgem no Vale de Saginaw" fora do município.
Roethke alegava ter odiado a escola secundária; todavia, continuou seus estudos, obtendo um grau de bacharel da Universidade de Michigan (1929) e passou um ano (1930-1931) em Harvard. Roethke começou a ensinar na Lafayette College (1931), depois ensinou na Pennsylvania State College, mudando-se, então, para Bennington como professor assistente de Inglês (1943). Por volta de 1947, fixou-se na Universidade de Washington em Seattle. Em 1962 foi indicado poeta em residência em acréscimo por ser professor de Inglês. Prêmios e títulos foram frequentes durante estes anos, incluindo um Prêmio Pulitzer (1953), o Prêmio Bollingen, o National Book Award (1958), e ainda um National Book Award póstumo por seus últimos poemas, The Far Field (O Campo Distante) (1964).
Roethke começou a escrever prosa na escola secundária, mas trocou para poesia durante o período de graduação universitária (encorajado por Robert Hillyer e I. A. Richards). Seu primeiro livro, Open House (Casa Aberta), apareceu em 1941. Estes versos curtos, intensos demonstraram habilidade superior tanto quanto uma personalidade generosa, agitada: "Meu coração mantém-se abrindo, / Minhas portas escancaradas. / … Estou exposto até os ossos, / Com nudez como escudo. / Meu ser é o que visto:/ Mantenho o espírito omisso". Anos depois Roethke declarou: "naqueles primeiros poemas, eu comecei, como uma criança, com pequenas coisas e tentei fazer que palavras óbvias criassem um artifício. Um pouco mais tarde, em 1945, comecei uma série de peças mais longas que tentavam, em seus ritmos, captar o movimento da mente me si, traçar a história espiritual de um protagonista (não 'Eu' pessoalmente, mas todos os homens assombrados e arrasados)".
The Lost Son and Other Poems (O Filho Perdido e Outros Poemas) (1948), um grupo de notáveis poemas, traça a biografia espiritual de Roethke e celebra o crescimento na atmosfera das estufas de plantas. Sua tocante elegia "Frau Bauman, Frau Schmidt, and Frau Schwartze" é quase semelhante a "Big Wind" (Ventania), "Root Cellar" (Celeiro de Raiz) e "The Lost Son" (O Filho Perdido). Praise to the End! (Louvor ao Fim!) (1951) foi seguido por The Waking (O Passeio) (1953) e Words for the Wind (Palavras para o Vento) (1958). Por volta de época, a reputação de Roethke estava firmemente assentada como um excelente poeta metafísico. "Eu aprendo a ir onde eu tenho de ir", escreveu ele num antigo poema, e nos últimos anos de sua vida estava levando seus versos à região de seu mestre, W. B. Yeats: versos visionários, monólogos interiores, personae projetadas, vida transmutada.
Roethke era capaz de equilibrar suas carreiras de magistério e escritor com excursões de conferência na Europa e New York. Em 01 de agosto de 1963, durante uma visita à casa de um amigo em Virginia Bloedel na Bainbridge Island em Washington, Roethke faleceu vitimado por um ataque do coração enquanto nadava na piscina da propriedade. O poeta morreu aos 55 anos e, em meio século de existência, superou muitos de seus mestres.
Mais tarde, 61 novos poemas de Roethke foram encontrados e publicados postumamente sob o título de The Far Field (O Campo Distante), publicados em 1964 e em The Collected Poems (Os Poemas Colecionados), publicado em 1966. Devido a sua grande influência na poesia do século XX, Roethke é ainda muito popular e largamente lido.
Perfil biográfico elaborado por Dalcin Lima, em 04 de junho de 2016, a partir do texto publicado no sítio encyclopedia.com.
0 comentários:
Postar um comentário