A poeta Rita Dove foi a pessoa mais jovem e a primeira afro-americana a ser designada Poeta Laureado Consultora pela biblioteca do Congresso. Ela ganhou o Prêmio Pulitzer por seu livro Thomas and Beulah.
Em 1993, Rita Dove foi designada Poeta Laureada dos Estados Unidos e Consultora em Poesia da Biblioteca do Congresso. Estas duas honrarias simultâneas, fez de Rita Dove a mais jovem pessoa – e a primeira afro-americana – a receber a mais alta honraria oficial nas letras americanas. Rita permaneceu no cargo por dois anos. Em 1990, foi redesignada Consultora Especial em Poesia para o 1999/2000, o biênio da Biblioteca do Congresso e, em 2004, Mark Warner, governador da Virginia, designou-a Poeta Laureada da Comunidade da Virginia, pelo período de dois anos.
Filha do primeiro negro pesquisador de química que, em 1950, quebrou a barreira do racismo na indústria de pneus, Rita Dove nasceu em Akron, Ohio, em 1952. No ano de 1970, foi convidada como Bolsista Presidencial, uma das cem mais proeminentes graduações de ensino médio nos Estados Unidos naquele ano, antes de entrar para a Miami University, em Oxford, Ohio, como Bolsista do National Achievement. Graduou-se summa cum laude (bem como Phi Beta Kappa e Phi Kappa Phi) com formação em Inglês em 1973, seguido de dois semestres como bolsista Fulbright na Universidade de Tübingen, na Alemanha. Matriculou-se na Oficina de Escritores, da Universidade de Iowa, de onde veio a receber um Mestrado em Belas Artes, em 1977. Em 1976, Rita conheceu o escritor alemão Fred Viebahn, que era um bolsista Fulbright do Programa Internacional de Escrita, da Universidade de Iowa naquele ano. Rita e Fred se casaram em 1979 e tiveram uma filha Aviva Chantal Tamu Dove-Viebahn, que nasceu em 1983.
Publicações em revistas e antologias garantiram a Rita um reconhecimento nacional quando ela veio a publicar sua primeira coletânea de poesia, The Yellow House on the Corner (A Casa Amarela na Esquina), pela editora Carnegie-Mellon University Press, em 1980. Este livro foi seguido por Museum (Museu) (1983) e Thomas and Beulah (Thomas e Beulah) (1986), ambos editados pela Carnegie-Mellon. Thomas e Beulah é uma coletânea de poemas livremente correlacionados, baseados na vida de seus avós e ganhou o Prêmio Pulitzer de 1987, fazendo dela a segunda poeta afro-americana (depois de Gwendolyn Brooks em 1950) a receber esta distinta premiação.
Outras publicações de Rita Dove incluem o livro de contos Fifth Sunday (Quinta Sábado) (Callaloo Fiction Series, 1985), as coletâneas de poesia Grace Notes (Apontamentos de Grace) (W.W. Norton, 1989), Selected Poems (Poemas Selecionados) (Pantheon/Vintage, 1993), Mother Love (Amor de Mãe) (W.W. Norton, 1995), On the Bus with Rosa Parks (No Ônibus com Rosa Parks) (W.W. Norton, 1999) e American Smooth (Suavidade Americana) (W. W. Norton, 2004), o romance Through the Ivory Gate (Pelo Portão de Marfim) (Pantheon, 1992), o drama em verso The Darker Face of the Earth (A Mais Escura Face da Terra) (Story Line Press, 1994; 2nd, revised edition 1996) e o livro The Poet's World (O Mundo do Poeta), contendo suas palestras enquanto poeta laureada (The Library of Congress, 1995). Sua última coletânea de poemas, Sonata Mulattica, foi publicada pela W. W. Norton, na primavera de 2009.
A peça The Darker Face of the Earth (A Mais Escura Face da Terra) teve sua avant première crítica no Festival Shakespeare Festival de Oregon, em Ashland, no verão de 1996, patrocinada pela maior concessão da Fundação W. Alton Jones. Uma produção conjunta do Teatro Crossroads de New Brunswick, New Jersey, e do Centro John F. Kennedy Center para Artes Performáticas em Washington, D.C., subscrito pelo Fundo Kennedy Centro para Novas Peças Americanas, pela Fundação Geraldine Dodge e pela Dotação Nacional para as Artes, iniciou-se em Crossroads, em outubro de 1997, e teve apresentações no Kennedy Center, por quarto semanas, e Teatro Eisenhower, em novembro de 1997. Em agosto de 1999, iniciou a temporada do Royal National Theatre, em Londes, e foi simultaneamente publicada na Grã-Bretanha pela Oberon Press. Outras produções profissionais forma montadas em março de 2000 no Teatro Guthrie em Minneapolis, Minnesota, e pelo Teatro Fountain, em Los Angeles, em agosto de 2000. Ao longo dos anos, The Darker Face of the Earth tem sido montada em inúmeras faculdades, colégios e produções amadoras. Ente julho-agosto de 2010, The Darker Face of the Earth foi encenada no Essential Theatre, de Atlanta, Georgia, durante o 12º Festival Anual de Essential Play.
Em 1994, o poema Lady Freedom Among Us (A Senhora Liberdade Entre Nós), de Rita Dove, foi primeiramente declamado por ela na cerimônia de comemoração dos 200 anos do Capitólio e celebração da restauração da Estátua da Liberdade no domo do Capitólio em outubro de 1993. O poema foi publicado em edição limitada pela Janus Press de Vermont e tornou-se a aquisição de número quatro milhões das Bibliotecas da Universidade da Virginia. A versão multimídia (uma das primeiras) do poema de uma poeta reconhecida, como Rita Dove, foi tornada globalmente accessível na internet pela Universidade da Virginia.
Rita Dove recebeu, dentre outras, bolsas da Dotação Nacional para as Artes (1978 e 1989), da Fundação Guggenheim (1983-84) e do Centro Nacional de Humanidades (1988-89). Também foi agraciada com uma Bolsa Portia Pittman da Dotação Nacional para Humanidades como escritora residente no Instituto Tuskegee Institute em 1982. Foi escolhida por Robert Penn Warren – então o primeiro Poeta Laureado dos Estados Unidos – para o Lavan Younger Poet Award, de 1986, da Academia de Poetas Americanos. Em 1987 recebeu o Prêmio da Fundação General Electric, seguido do Prêmio em Artes Governador de Ohio, de 1988. Foi agraciada com as medalhas "Leão Literário", da Biblioteca Pública de Nova York, em 1990 e 1996, além do mesmo prêmio no ano de 2000. Rita foi agraciada com o título de doutora honoris causa das seguintes instituições Universidade de Miami, Faculdade Knox, Universidade Tuskegee, Universidade de Washington, Universidade de Case Western Reserve, Universidade de Akron, Universidade Estadual do Arizona, Faculdade Boston, Faculdade Dartmouth, Faculdade Spelman, Universidade da Pennsylvania, Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, Universidade de Notre Dame, Universidade do Nordeste, Universidade de Columbia, SUNY Brockport, Washington & Universidade Lee, Universidade Howard, Instituto Pratt e Faculdade Skidmore.
Em 1993 Rita foi indicada uma das dez “Mulheres Notáveis do Ano” pela revista Glamour e a National Association for the Advancement of Colored People (NAACP) (Associação Nacional para o Progresso da Pessoas de Cor) outorgou-lhe o Great American Artist Award (Prêmio Grande Artista Americano), seguido em 1994 pelo Prêmio Renaissance Forum para Liderança nas Artes Literárias da Biblioteca Folger Shakespeare, o Prêmio Golden Plate da Academia Americana de Empreendimento e o Prêmio Carl Sandburg da Associação Internacional Platform. Também recebeu Prêmio nas Artes e Humanidades, de 1996, um dos maiores prêmios em dinheiro do mundo, e o Prêmio Charles Frankel / Medalha Nacional de Humanidades, de 1996, a maior honraria do Governo Americano para escritores e pesquisadores. Entre suas mais recentes premiações estão o Prêmio Sara Lee Frontrunner, de 1997, o Prêmio Escritores Barnes e Noble para Escritores, de 1997, o Prêmio Levinson da Poetry Magazine, de 1998, o Prêmio de Tradução John Frederick Nims (juntamente com Fred Viebahn), de 1999. Na esteira de premiações também se inserem o Poetry, a indicação para o Prêmio Nacional do Livro do Círculo de Criticos, do ano 2000, pelo livro On the Bus With Rosa Parks (No Ônibus com Rosa Parks), que foi elencado como uma dos “25 Livros para Lembrar de 1999” pela Biblioteca Pública de Nova York. Outras horarias recebidas pela poeta são Prêmio Duke Ellington Lifetime Realização em Artes Literárias, de 2001, do Fundo Ellington de Washington, D.C, o Prêmio Liderança Emily Couric, de 2003, do Fórum de Liderança de Mulheres, de Charlottesville, Virginia, o Prêmio Common Wealth de Distintos Serviços, de 2006, do PNC Bank de Wilmington, Delaware (junto com Anderson Cooper, John Glenn, Mike Nichols e Queen Noor da Jordânia), a Bolsa Chubb da Universidade de Yale, de 2007 e o Prêmio Realização Lifetime, de 2008, da Biblioteca da Virginia, de 2008. Em 2009, Rita Dove foi condecorada com a Medalha Fulbright de Realização de Vida e com o Premio Capri (o prêmio internacional da “ilha da poesia” italiana).
Rita Dove declamou sua poesia num jantar na casa Branca, além de ter participado de inúmeros programas de televisão, dentre eles o Today Show, da NBC.
Rita ensinou escrita criativa na Universidade Estadual do Arizona de 1981 a 1989, logo após juntou-se a faculdade a Universidade da Virginia, em Charlottesville, onde ocupa a cadeira de Professora Comunitária de Inglês, desde 1993. Em suas horas vagas, gosta de tocar “viola de gamba” (um instrumento de corda do século 17, relacionado com o violoncelo), treinar canto clássico e, junto com o marido, pratica dança de salão e tango argentino.
O trabalho de Rita Dove atravessa uma ampla série de paisagens, apresentado um destemido olhar sobre acontecimentos históricos e políticos. Na sua mais recente coletânea, American Smooth (Suavidade Americana), ela medita sobre suas experiências com dança de salão. “Para Dove, a dança é um paralelo implícito à poesia”, diz Emily Nussbaum na resenha da coletânea no New York Times. Continua Emily Nussbaum “cada (poema) é uma expressão de elegância interpretada dentro dos limites; cada um uma arte carregada pela história, mas maleável o bastante para formar algo completamente novo”.
Perfil bibliográfico elaborado por Dalcin Lima, aos 26 de junho de 2016, a partir do site da Poetry Foundation.
0 comentários:
Postar um comentário