Louise Glück é uma poeta cujo trabalho tem sido descrito como tecnicamente preciso, sensível, criterioso e fascinante.
Louise Glück nasceu na Cidade de Nova York City em 22 de abril de 1943, e cresceu em Long Island. É autora de numerosos livro de poesia, mais recentemente, Faithful and Virtuous Night (Noite Fiel e Virtuosa) (Farrar, Straus, and Giroux, 2014), que ganhou o Prêmio Nacional do Livro em poesia; Poems 1962-2012 (Poemas 1962-2012) (Farrar, Straus, and Giroux, 2012); A Village Life: Poems (Uma Vida da Cidade)(Farrar, Straus, and Giroux, 2009); Averno (Farrar, Straus, and Giroux, 2006), uma finalista de 2006 do Prêmio Nacional do Livro em poesia; The Seven Ages (As Sete Idades) (Ecco Press, 2001); and Vita Nova (Ecco Press, 1999), vencedor do Prêmio Bingham de Poesia da Boston Book Review e Prêmio do Livro em Poesia de The New Yorker. Em 2004, Sarabande Books relançou seis partes de seu poema “October” (Outubro) como um livro popular.
Seus outros livros incluem Meadowlands (Prados) (Ecco Press, 1996); The Wild Iris (A Íris Selvagem) (Ecco Press, 1992), que recebeu o Prêmio Pulitzer e o Prêmio da Sociedade de Poetas da America; Ararat (Ecco Press, 1990), pelo qual a poeta recebeu o Prêmio Nacional de Poesia Rebekah Johnson Bobbitt da Biblioteca do Congresso; e The Triumph of Achilles (O Triunfo de Aquiles) (Ecco Press, 1985), que recebeu o Prêmio Nacional do Livro do Círculo de Críticos, o Prêmio Boston Globe Literary Press e o Prêmio Melville Kane da Sociedade de Poetas da America.
Numa resenha em The New Republic, a crítica Helen Vendler escreveu: “Louise Glück é uma poeta de presença forte e assombrosa. Seus poemas, publicados numa série de livro memoráveis nos últimos vinte anos, que alcançaram a rara distinção de ser tanto ‘confessional’ quanto ‘intelectual’ nos sentidos comuns destes termos".
Glück também publicou uma coleção de ensaios, Proofs and Theories: Essays on Poetry (Provas e Teorias: Ensaios sobre Poesia) (Ecco Press, 1994), que ganhou o Prêmio de Não Ficção Martha Albrand. Suas honrarias incluem o Prêmio Bollingen em Poesia, o Prêmio Literário Lannan de Poesia, um Prêmio Memorial Sara Teasdale, a Medalha de Aniversário do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e bolsas das Fundações Guggenheim e Rockefeller, e da Dotação Nacional para as Artes.
Em 1999, Glück foi eleita Chanceler da Academia de Poetas Americanos. No outono de 2003, foi indicada como a vigésima poeta laureada consultora em poesia da Biblioteca do Congresso. Glück serviu como júri da Série de Jovens Poetas de Yale de 2003 a 2010.
Em 2008, Glück foi selecionada para receber o Prêmio Wallace Stevens por maestria na arte da poesia. Sua coletânea, Poems 1962-2012, foi premiada com o Prêmio do Livro de Los Angeles Times, de 2013. Em 2015, recebeu a Medalha de Ouro por Poesia da Academia Americana de Artes e Letras.
Atualmente Louise Glück é escritora residente na Universidade de Yale.
Perfil biográfico elaborado por Dalcin Lima, aos 07 de junho de 2016, a partir do site da Academy of American Poets.
Perfil biográfico elaborado por Dalcin Lima, aos 07 de junho de 2016, a partir do site da Academy of American Poets.
0 comentários:
Postar um comentário