ads slot

Últimas Postagens:

ALLEN TATE, O POETA SULISTA FUGITIVO


Allen Tate, poeta americano, crítico, biógrafo, editor e fundador do grupo Fugitive (Fugitivo). John Crowe Ransom, Robert Penn Warren e Cleanth Brooks também fizeram parte do grupo. Eles e Tate formularam teorias poéticas da New Critical (Nova Critica) que emergiu dos primeiros trabalhos de T. S. Eliot and Ezra Pound.


Em 19 de novembro de 1899, nasceu John Orley Allen Tate em Winchester, Clarke County, Kentucky. Conhecido simplesmente como Allen Tate foi editor fundador de The Fugitive, uma revista de poesia publicada em Nashville, Tennessee, de 1922 a 1925.


Allen Tate começou a frequentar a Universidade de Vanderbilt em 1918, onde conheceu o poeta Robert Penn Warren. Graduou-se magna cum laude em 1922. Warren e Tate foram convidados a juntar-se ao grupo de jovens poetas sulistas sob a liderança de John Crowe Ransom; o grupo ficou conhecido como os Fugitive Poets (Poetas Fugitivos) e mais tarde como Southern Agrarians (Agrários Sulistas). Tate contribuiu para a revista do grupo The Fugitive (O Fugitivo) e para o manifesto agrário I'll Take My Stand (Eu Permanecerei) publicado em 1930, e este foi seguido, em 1938, por Who Owns America? (Quem possui a América?). Tate também se juntou a Ransom para lecionar no Kenyon College, em Gambier, Ohio.

Em 1924, Tate mudou-se para a Cidade de Nova York onde conheceu o poeta Hart Crane, com quem trocou uma excitante correspondência por certo tempo. Durante uma visita de verão com Warren em Kentucky, começou um relacionamento com a escritora Caroline Gordon. Casaram-se em Nova York em maio de 1925. Sua filha Nancy nasceu em setembro. Em 1928, foi à Europa. Em Londres visitou T.S. Eliot, cuja poesia e crítica admirava grandemente e também visitou Paris. Após dois anos fora, voltou aos Estados Unidos e, em 1930, ao Tennessee.

Tate e Caroline Gordon divorciaram-se em 1945 e casaram-se novamente em 1946. Apesar de dedicados um ao outro, divorciaram-se definitivamente  em 1959. Tate casou-se, então, com a poeta Isabella Gardner nesse mesmo ano. Enquanto ensinava na Universidade de Minnesota, em Minneapolis, conheceu Helen Heinz, uma enfermeira matriculada em um dos seus cursos e começou um affair com a mesma. Gardner divorciou-se de Tate e casou-se coma enfermeira em 1966. Os dois se mudaram para Sewanee, Tennessee. Em 1967 Tate tornou-se pai dos gêmeos John and Michael. Michael morreu aos onze meses de um choque com um brinquedo. Um terceiro filho, Benjamin, nasceu em 1969.

As primeiras publicações de Tate incluíram as biografias interpretativas Stonewall Jackson (1928) e Jefferson Davis (1929). Sua primeira coletânea de verso, Poems (Poemas), 1928-31, foi publicada em 1932, enquanto ensinava literatura inglesa em várias faculdades, incluindo Princeton. Tate ocupou a cátedra de poesia na Biblioteca do Congresso de 1934 a 1944. Editou a Sewanee Review, de 1944 a 1946. Depois de 1951, ensinou literatura inglesa na Universidade de Minnesota e deu conferências extensivamente em universidades por todo o país.

O trabalho criativo de Tate sempre repercutiu suas preocupações como sulista. Seu romance penetrante e original, The Fathers (Os Pais) (1938), que é experimental na forma e estilo e, de muitas formas, assemelha-se aquelas ficções de William Faulkner, é uma exploração torturada da culpa e do significado moral da herança de Tate enquanto descendente de um confederado.

Numa típica moda modernista, Tate teve sua poesia classificado como “anti romântica”. Sua obra prima, a "Ode to the Confederate Dead" (Ode ao Confederado Morto) (1928), é uma elegia caracterizada pela densidade de suas imagens, pela ironia e insolúvel ambiguidade. A conclusão da "Ode" oferece uma simples solução para o problema apresentado, mas sugere que a Confederação e, por implicação, toda a humanidade, foi sua própria vítima na Guerra Civil. A maioria de seus outros poemas são exemplos completos de ironia romântica dentro de um estreito espaço de sentimento. Suas imagens são originais e exibem uma grande parte de destreza formal, mas os poemas não podem se comparar em substância com o melhor trabalho de Robert Penn Warren.

Poems (Poemas), 1922-47 (1948) e Poems (Poemas) (1961) incluem a maioria dos versos de Tate. Sua carreira foi grandemente sustentada pela percepção e compreensão de trabalhos de crítica tais como Reactionary Essays on Poetry and Ideas (Ensaios Reacionários sobre Poesia e Ideias) (1936), On the Limits of Poetry (Sobre os Limites da Poesia) (1948) e The Man of Letters in the Modern World (O Homem de Letras no Mundo Moderno) (1955). Seu Collected Essays (Ensaios Colecionados) foi publicado em 1959 e Essays of Four Decades (Ensaios de Quatro Décadas) em 1969.

Tate se converteu ao Catolicismo em 1950 e alguns de seus trabalhos refletem essa conversão. Um dos primeiros alunos de Tate, Richard Margolis, escreveu em New Leader, “Como sua fé, o verso de Tate trouxe consigo um excessivo ímpeto doutrinário aliado a uma carga de ambiguidade; muitas vezes em seu centro espreita-se um mistério que não será esclarecido. Poderia-se dizer o mesmo para o homem”.

Tate mudou-se para Monteagle, no Tennessee, em 1966, onde ficou até sua morte em 1979. No Tennessee, passava seu tempo escrevendo e visitando com velhos amigos sua alma mater Vanderbilt, bem como a Universidade do Sul. Manteve-se também em contato com a Sewanee Review, embora não diretamente envolvido com ela. Durante seus últimos anos de vida, visitou vários campi universitários, dando conferências sobre literatura e política. Ele se correspondeu regularmente com muitos amigos literatos famosos, criando uma abundância de documentos pessoais.

Tate morreu em Nashville, no Tennessee, em 09 de fevereiro de 1979. Durante sua vida inteira, publicou 20 livros e recebeu muitas honrarias literárias, incluindo o Prêmio Bollingen de poesia. 

Perfil biográfico elaborado por Dalcin Lima, em 12 de maio de 2016, a partir da tradução do site Your Dictionary.



Compartilhe no Google Plus

Sobre Jus et Humanitas

Sou Dalcin Lima, advogado, tradutor e um apaixonado por Línguas e Literatura, especialmente poesia. Sou protetor de animais em geral.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário