ads slot

Últimas Postagens:

SUSAN HOWE: A POETA DA L=A=N=G=U=A=G=E


Susan Howe é uma poeta com grandes premiações nos Estados Unidos e uma crítica cujo trabalho tem sido intimamente associado ao movimento vanguardista dos poetas da revista L=A=N=G=U=A=G=E.


Susan Howe nasceu em 10 de junho de 1937, em Boston, Massachusetts. Cresceu nos arredores de Cambridge. Mary Manning, sua mãe, era irlandesa, dramaturga e atuava como atriz no Abbey Theatre. O pai, Mark DeWolfe Howe, era professor na Escola de Direito de Harvard. Susan tem uma irmã, Fanny Howe, que também é poeta.

Formada pela Boston Museum School of Fine Arts, em 1961, Susan é autora de vários livros de poesia e de dois volumes de crítica. Suas mais recentes coleções de poemas compreendem The Midnight (2003), Kidnapped (2002), The Europe of Trusts (2002), Pierce-Arrow (1999), Frame Structures: Early Poems 1974-1979 (1996), The Nonconformist's Memorial (1993), The Europe of Trusts: Selected Poems (1990) e Singularities (1990).

Seus volumes de crítica são The Birth-Mark: Unsettling the Wilderness in American Literary History (1993), o qual foi indicado para o "International Book of the Year" pelo Times Literary Supplement, e My Emily Dickinson (1985).

Susan Howe teve seu trabalho incluído nas coletâneas Anthology of American Poetry, editada por Cary Nelson (Oxford University Press, 1999); The Norton Anthology of Contemporary American Poetry (2003); e Poems for the Millennium, Volume 2, editada por Pierre Joris e Jerome Rotherberg, em 1998.

Em termos de honoraria, Susan recebeu dois American Book Awards da Before Columbus Foundation e foi eleita para a American Academy of Arts and Sciences, em 1999. Em 1996, foi agraciada pela concessão de uma Guggenheim Fellowship e, no inverno de 1998, ocupou, com distinção, o cargo de membro do conselho universitário no Stanford Institute of the Humanities. Em 2011, Susan recebeu o Bollingen Prize, da Yale University, em Poesia Americana.

Susan passou por três casamentos. O primeiro deles com o pintor Harvey Quaytman. Casou-se pela segunda vez com o escultor David von Schlegell, que faleceu me 1992. Após a morte de von Schlegell, a poeta casou mais uma vez, desta feita com um Peter Hewitt Hare, filósofo e professor da Universidade de Buffalo, que também faleceu em 2008. Susan é mãe de dois filhos, o pintor R.H. Quaytman e o escritor Mark von Schlegell.

Considerada uma poeta americana idiossincrática, importante e, de modo crescente, uma influência na poesia contemporânea dos Estados Unidos, Susan Howe ensinou, por muitos anos, na State University of New York em Buffalo e foi também titular da Samuel P. Capen Chair of Poetry and the Humanities. A poeta aposentou-se em outubro de 2006 e atualmente reside em Guilford, Connecticut.


Perfil biográfico elaborado por Dalcin Lima, em 01 de fevereiro de 2016, a partir do site da Academy of American Poets.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Jus et Humanitas

Sou Dalcin Lima, advogado, tradutor e um apaixonado por Línguas e Literatura, especialmente poesia. Sou protetor de animais em geral.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário