ads slot

Últimas Postagens:

TORY DENT: A POETA NA LUTA COM O HIV


"Escrevendo poemas do interior do estado de sítio do corpo", Stanley Kunitz escreveu em 2000 enquanto poeta nacional laureado. "A linguagem de Tory desenvolve-se com imensa vitalidade, parecendo que aquela manifestação seria um ato do sistema imunológico, um sentido primário de sobrevivência".

Victorine Dent, mas conhecida no mundo literário como Tory Dent, nasceu em Wilmington, Delaware, em 1958. Recebeu, em 1981, o grau de bacharel do Barnard College e um grau de mestrado em escrita criativa da New York University.

Tory é autora de três volumes de poesia: Black Milk (Sheep Meadow Press, 2005), HIV, Mon Amour (1999), o qual ganhou o James Laughlin Award, de 1999, e foi um dos finalistas do National Book Critics Circle Award; e What Silence Equals (1993), título tomado de um slogan do Act Up, um grupo de ativistas na luta contra a AIDS.

Tory pormenorizou sua luta contra o HIV nos vívidos e destemidos poemas da coletânea HIV, Mon Amour. Acerca deste livro, Yusef Komunyakaa declarou:

"Esta coleção é um redemoinho de energia que parece ser tocado por uma claridade cinemática, guiado por uma necessidade de confrontar a moderna psicologia e ontologia até que haja um foco de certeza. Eis um mapa onde ideias e experiências colidem e o que surge da paisagem interior é uma poética que é dolorosa e sincera, bela e apavorante, lírica e narrativa, sempre chamando a atenção do corpo político e do intelecto".

A poeta Tory Dent recebeu inúmeras honrarias que incluem, entre outras, bolsas da New York Foundation for the Arts and the Money for Women/Barbara Deming Memorial Fund; The Rona Jaffe Foundation Writer’s Award; e três PEN American Center Grants para escritores com AIDS.

A produção poética de Tory foi publicada nas antologias Life Sentences (1994), The Exact Change Yearbook (1995), In the Company of my Solitude (1995), and Things Shaped in Passing (1997). Um ensaio intitulado The Deferred Dream, excerto de suas memórias em curso Many Rivers to Cross, foi publicado na coleção Bearing Life: Women’s Writings on Childlessness (ed. Rochelle Ratner, The Feminist Press, 2001).

Tory também escreveu crítica de arte para várias revistas dentre as quais pode-se citar Arts, Flash Art, e Parachute, bem como ensaios de catálogos para exposições de arte.

A poeta Tory Dent contraiu o vírus HIV de um namorado de faculdade, que era homofílico e que anos depois morreu com a doença. Tory foi diagnosticada com AIDS, aos 30 anos, nove anos depois do contágio, segundo depoimento de seu marido, o escritor Sean Harvey, com quem casou em 1999.

Tory passou a maior parte de sua vida adulta em Nova York e no Maine. Lutou contra a AIDS e deixou uma poesia que reflete sua luta íntima contra a doença transformando dor em beleza num turbilhão de sentimento quase sem fim.

Tory faleceu em 30 de dezembro de 2005, em seu apartamento em Lower East Side, em Manhattan, de pneumonia associada à infecção oportunista do vírus. Tory tinha 47 anos, 17 dos quais de luta conta a AIDS.


Perfil biográfico elaborado por Dalcin Lima, aos 04 de fevereiro de 2016, a partir do site da Academy of American Poets.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Jus et Humanitas

Sou Dalcin Lima, advogado, tradutor e um apaixonado por Línguas e Literatura, especialmente poesia. Sou protetor de animais em geral.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário