ads slot

Últimas Postagens:

DIANE DI PRIMA, ATIVISTA REVOLUCIONÁRIA BEAT


“Diane di Prima, ativista revolucionária da renascença beat, heroica na vida e na poesia, de uma erudição bem-humorada e boêmia... Ela é um gênio!”. Allen Ginsberg 


Diane di Prima nasceu em 06 de agosto de 1934, no Brooklyn, Nova York, sendo a mais velha e única filha de Francis e Emma di Prima. 

Di Prima frequentou o Hunter College High School na Cidade de Nova York City, onde começou a escrever. Em 1951, matriculou-se em Swarthmore College, na Pennsylvania, mas deligou-se da instituição dois anos depois para juntar-se à comunidade boêmia de Greenwich Village de Manhattan, onde se tornou membro do movimento Beat e desenvolveu amizade com John Ashbery, Allen Ginsberg, Jack Kerouac, Denise Levertov e Frank O’Hara, entre outros. Mais tarde, ela documentaria suas experiências com a cultura Beat dos anos de 1950 em seu bem conhecido e controverso Memoirs of a Beatnik (Memória de um Beatnik) (Penguin, 1969). 

Em 1958, di Prima publicou seu primeiro livro de poesia, This Kind of Bird Flies Backwards (O Tipo de Pássaro que Voa de Costas)(Totem Press). Três anos mais tarde, di Prima cofundou o Teatro dos Poetas de Nov York e tornou-se a coeditora, com LeRoi Jones (Amiri Baraka). Permaneceu como editora deste boletim até 1969. 

Di Prima, que francamente escreveu sobre sexualidade, feminismo, classe social e vários aspectos da contra cultura, foi constantemente vítima ;dos ataques das autoridades em face de seu conteúdo radical; em 1961, foi detida pelo FBI sob a acusação de ter publicado dois poemas supostamente obscenos em The Floating Bear. O caso foi rejeitado por um grande júri popular. 

Ginsberg abertamente elogiou este mesma atitude radical no trabalho de di Prima: “Diane di Prima, revolucionária ativista da renascença: uma boêmia humorosamente instruída, classicamente educada e uma radical do século XX, sua escrita, calcada na equanimidade budista, é exemplar em imagismo e modelos místicos e políticos. … Ela quebrou barreiras de identidade de raça e classe social, tendo apresentado uma produção poética de forma particularmente brilhante.” 

Em 1964, di Prima, ao lado de seu primeiro marido Alan Marlowe, fundou a Poets Press (Impressa Poética), que publicou livros de David Henderson, Clive Matson, Herbert Huncke e Audre Lorde, que frequentou o ensino médio com di Prima. 

Em 1968, di Prima mudou-se para a Califórnia, onde ensinou em New College da California, California College of Arts and Crafts, San Francisco Art Institute e California Institute of Integral Studies. Foi também um dos poetas iniciais na fundação da Universidade de Naropa da Escola de Poética Desincorporada de Jack Kerouac. 

Di Prima é autora de mais de trinta coleções de poemas, bem como de peças, contos, romances, não ficções e outras obras literárias mais. Recebeu duas condecorações do National Endowment for the Arts e seu trabalho já foi traduzido em mais de vinte línguas Em 2009, foi nomeada poeta laureada San Francisco. 

Di Prima vive atualmente no norte da Califórnia, onde continua escrevendo e ensinando, além de pintar e prosseguir na luta pelos ideais pelos quais sempre acreditou. 


Biografia traduzida por Dalcin Lim, em 30 de março de 2018, a partir do texto da Academy of American Poets, disponível em: < https://www.poets.org/poetsorg/poet/diane-di-prima >. Acesso em: 30. Mar. 2018.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Jus et Humanitas

Sou Dalcin Lima, advogado, tradutor e um apaixonado por Línguas e Literatura, especialmente poesia. Sou protetor de animais em geral.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário