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W.D. SNODGRASS, O PRIMEIRO CONFESSIONALISTA


William DeWitt Snodgrass é frequentemente associado ao início da era “confessional” na poesia americana em 1959 com sua primeira coletânea, Heart’s Needle. Continuou com a outorga do Prêemio Prize, e há evidência que influenciou a própria coleção pioneira de Robert Lowell, denominada Life Studies (Estudos da Vida). 

William DeWitt Snodgrass — De pronuncia-se “di” — nasceu em Wilkinsburg, Pennsylvania, em 5 de janeiro de 1926 e cresceu em Beaver Falls, no seio de uma família Quaker, cujo pai, Bruce, era um contador e a mãe, Helen, uma dona de casa. Iniciou seus estudos em Geneva College, os quais interrompeu durante a Segunda Guerra Mundial, quando foi recrutado pela Marinha e enviado ao Pacífico.

Após a desmobilização, Snodgrass retomou os estudos, mas transferiu-se de Geneva College para a Universidade de Iowa, matriculando-se por fim, na Iowa Writer’s Workshop (Oficina de Trabalho de Escritores de Iowa), a qual se iniciara em 1937 e atraira como tutores alguns dos melhores talentos poéticos de então, entre os quais John Berryman, John Crowe Ransom, Karl Shapiro, Randall Jarrell e Robert Lowell.

Os seus primeiros poemas foram publicados em 1951 e por todos os anos 50 publicou trabalhos em algumas das mais prestigiadas revistas da época, como por exemplo, Bottegue Oscure, Partisan Review, The New Yorker, The Paris Review e Hudson Review. Em 1957, todavia, cinco partes de uma seqüência intitulada Heart’s Needle (Agulha do Coração) foram incluídas na Antologia de Hall, Pack e Simpson, Novos Poetas da Inglaterra e América, e estas seqüências marcaram o momento decisivo da obra de Snodgrass. Quando as primeiras versões deste poema foram mostradas a Robert Lowell, em 1953, ele não gostou das mesmas, mas agora tomara-se de completa admiração e escreveu então à amiga Elizabeth Bishop afirmando:

Eu devo lhe dizer que descobri um novo poeta, W. D. Snodgrass...Ele foi, a princípio, um dos meus melhores alunos de Iowa e eu, simplesmente, achava-o o melhor. Agora ele se revela o melhor que qualquer outro, exceto Larkin.

Lowell também escreveu a Randall Jarrell, dessa vez intitulando Snodgrass de semelhante a Larkin e comparando-o ao grande poeta francês Jules Laforgue. Acerca dessa afirmação, Lowell disse, mais tarde, numa entrevista a The Paris Review:

Acho que muito da melhor poesia está à margem de ser delicada e sentimental. Laforgue – é difícil pensar num poeta mais encantador... Bem, está à margem de ser sentimental e se ele não tivesse ousado em ser sentimental, ele não teria sido um poeta. Creio, quero dizer, que sua inspiração foi esta. Há um modo de distinção entre falsa sentimentalidade, a qual amplia o tema, e da emoção que você não sente e usa o excêntrico, o minuto, o delicado, pequenas emoções que a maioria das pessoas não sentem, mas as quais Laforgue e Snodgrass sentem. Assim, eu diria que Snodgrass teve pathos e fragilidade... Ele tem fragilidade ao longo das margens e uma principal artéria de força que converge para o centro.

Do mesmo modo como escrevia a Bishop e Jarrell, Lowell escreveu a Snodgrass dizendo quanto admirava os poemas da antologia e oferecendo-se a ajudá-lo a encontrar um editor.

Na época em que Heart’s Needle (Agulha do Coração) foi publicado, em 1959, Snodgrass já tinha ganho a Hudson Review Fellowship (Bolsa da Hudson Review) e um Ingram Merrill Foundantion Poetry Prize (Prêmio de Poesia da Fundação Ingram Merrill). Seu primeiro livro, todavia, trouxe-lhe algo mais: uma menção da Poetry Society of America (Sociedade de Poesia da América), uma subvenção do National Institute of Arts (Instituto Nacional de Artes) e, o mais importante de todos, o Prêmio Pulitzer de Poesia de 1960.

É dito, com frequência, que ˝Agulha do Coração˝ inaugurou o verso confessional. Snodgrass não gostava do termo e prontamente ressaltou que o tipo de verso que estava escrevendo naquela época – um verso ardentemente pessoal, como Anne Sexton o denominava – era dificilmente improcedente. Isto é verdade, mas é também verdade que o gênero que ele estava revivendo aqui parecia revolucionário para a maioria de seus contemporâneos, criados como eles foram nos princípios anti-expressionistas da New Critics.

O trabalho confessional de Snodgrass causou um efeito profundo em muitos de seus contemporâneos, sendo o mais importante Robert Lowell. A prova disso apresenta-se no mais ilustre volume de Lowell, Life Studies (Estudos da Vida), o qual foi publicado no mesmo ano que ˝Agulha do Coração˝ – ambos permitiram aos seus autores receber outro grande prêmio literário em 1960, o National Book Award (Prêmio Nacional do Livro). O efeito sobre outros poetas, em ambos os lados do Atlântico, é descrito igualmente como libertário, como mais tarde afirmaria um critico inglês:

Confessional foi uma maneira infeliz de descrever o que era novo em Life Studies e Heart’s Needle – o termo cheira a culpa e insinuação – mas ele mesmo refaz o apelo para a surpresa geral de que serenidade e a vibração de tal poética teriam sido obtidas de temas que pareciam destinados ao isolamento e inflação narcisista. 


Nos quase quarenta anos desde seu propício début, Snodgrass continuo a produzir impressionantemente um corpo bem diversos de trabalho, incluindo After Experience (Após a Experiência) (1968), Remains (Reminiscências) (1970), A Locked House (Uma Casa Fechada) (1986), W. D’s Midnight Carnival (O Carnaval da Meia Noite de W.D)(1988), The Death of Cock Robin (A Morte do Galo Robin)(1989), Each in His Seasons (Cada Qual em Sua Estação)(1993), The Führer Bunker: A Cycle of Poems in Progress (O Bunker do Führer: Um Ciclo de Poemas em Progresso)(1977), sete volumes de traduções e também um grande número de ensaios, alguns dos quais foram enfaixados em In Radical Pursuit: Critical Essays and Lectures I (Em Busca Radical: Ensaios Críticos e Leituras I)(1975). Estes livros dividiram os críticos: alguns ofertaram buquês e outros pedradas. O mais controverso de todos foi The Führer Bunker (O Bunker do Führer), um trabalho que não apenas pôs os críticos uns contra os outros, mas que, num caso sui generis, jogou a crítica contra ele mesmo. Sua última coletânea de poemas foi Not for Specialists: New and Selected Poems (Não para Especialista: Novos e Selecionados Poemas), publicado em 2006.

Snodgrass teve uma extensa e reconhecida carreira acadêmica. Ensinou nas Universidades de Cornell, Rochester, Wayne State, Syracuse, Old Dominion e Delaware. Aposentou-se do magistério em 1994 e, desde então, dedicou-se em tempo integral a escrita. Viveu os seus últimos anos de vida com sua ˝quarta, última e melhor˝ esposa, a escritora Kathleen Snodgrass (née Browne).

William DeWitt Snodgrass morreu, aos 83 anos, em sua casa em Erieville, Madison County, Nova York, no dia 13 de janeiro de 2009, após quatro meses de luta com um câncer de pulmão.


Perfil biográfico elaborado por Dalcin Lima a partir do texto da Academy of American Poets (Academia de Poetas Americanos) aos 27 de fevereiro de 2015.
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Sobre Jus et Humanitas

Sou Dalcin Lima, advogado, tradutor e um apaixonado por Línguas e Literatura, especialmente poesia. Sou protetor de animais em geral.
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