ads slot

Últimas Postagens:

LANGSTON HUGHES: O POETA DA RENASCENÇA DO HARLEM


Langston Hughes foi um poeta, romancista e dramaturgo americano, cujos temas afro-americano fez dele o principal contribuinte da Renascença da Harlem nos anos de 1920. 

James Mercer Langston Hughes nasceu em 01 de fevereiro de 1902, em Joplin, Missouri. Seus pais
se divorciaram quando ele criança e seu pai mudou-se para o México. Foi criado por sua avó até os
treze anos, quando se mudou para Lincoln, Illinois, para viver com sua mãe e seu tio materno, antes que a família finalmente se estabelecesse em Cleveland, Ohio. Foi em Lincoln que Hughes começou a escrever poesia. Após graduar-se no ensino médio, passou um ano no México seguido por um ano na Universidade Columbia, em na Cidade de Nova York City. Durante essa época, ele fez biscates como assistente de cozinha, empregado de lavanderia e cobrador de ônibus. Ele também viajou à África e à Europa trabalhando como marinheiro. Em novembro de 1924, mudou-se para Washington, D. C. O primeiro livro de Hughes, The Weary Blues, (Knopf, 1926) (O Blues Fatigado) foi publicado por Alfred A. Knopf em 1926. Hughes concluiu sua educação universitária na Universidade Lincoln na Pennsylvania três anos mais tarde. Em 1930 seu primeiro romance, Not Without Laughter, (Knopf, 1930) (Não Sem Risada) ganhou a medalha de ouro Harmon, de literatura.

Hughes, que declarou como suas influências principais Paul Lawrence Dunbar, Carl Sandburg e Walt Whitman, é particularmente conhecido por seus retratos criteriosos, coloridos da vida negra na América dos anos vinte até os sessenta. Ele escreveu romances, contos e peças de teatro, assim como poesia e é também conhecido por seu engajamento com o mundo do jazz e a influência que teve em sua literatura, bem como em seu extenso poema Montage of a Dream Deferred (Holt, 1951) (Montagem de Sonho Adiado). A vida e o trabalho de Hughes foram enormemente importantes na modelagem das contribuições artísticas da Renascença do Harlem, nos anos de 1920. Diferente de outros poetas notáveis do período — Claude McKay, Jean Toomer e Countee Cullen — Hughes recusava-se diferenciar sua experiência pessoal da experiência comum da América negra. Ele quis contar as histórias de seu povo de forma que refletissem sua verdadeira cultura, incluindo tanto seu sofrimento quando seu amor pela música, pela gargalhada e linguagem em si mesma.

O crítico Donald B. Gibson observou na introdução aos Modern Black Poets: A Collection of Critical Essays (Prentice Hall, 1973) (Poetas Negros Modernos: A Coleção de Ensaios Críticos) que Hughes “diferenciou-se entre muitos seus predecessores poetas negros... em que ele endereçou sua poesia para o povo, especialmente o povo negro. Durante os anos vinte quando a maioria dos poetas americanos estavam voltando para interior, escrevendo uma poesia obscura e exotérica para um público já decrescente, Hughes estava voltando para o exterior, usando temas, linguagem, atitudes e ideias familiares a qualquer um que tivesse a simples capacidade de ler... Até a época de sua morte, ele disseminou sua mensagem humoristicamente — ainda que sempre de maneira séria — para plateias de todo o país, lendo sua poesia para possivelmente mais pessoas que qualquer outro poeta americano.”

Além de nos deixar um extenso corpo de trabalho poético, Hughes escreveu onze peças e incontáveis trabalhos de prosa, incluindo os bem conhecidos livros “Simple”: Simple Speaks His Mind, (Simon & Schuster, 1950) (Simple Descreve Sua Mente); Simple Stakes a Claim, (Rinehart, 1957) (Simple Faz Valer Seus Direitos); Simple Takes a Wife, (Simon & Schuster, 1953) (Simples Arranja uma Esposa); e Simple’s Uncle Sam (Hill and Wang, 1965)(O Tio Sam de Simple). Hughes editou as antologias The Poetry of the Negro (A Poesia do Negro) e The Book of Negro Folklore (O Livro do Folclore Negro), escreveu a aplaudida autobiografia, The Big Sea (Knopf, 1940) (O Grande Mar), e escreveu com Zora Neale Hurston a peça Mule Bone (HarperCollins, 1991) (O Esqueleto da Mula).

Langston Hughes morreu de complicações de um câncer de próstata em 22 de maio de 1967, na Cidade de Nova York. Em sua memória, sua residência na Rua 127, nº 20 Leste, no Harlem foi designado com ponto de referência pela Comissão de Preservação da Cide de NOV York e a Rua 127 Leste foi renomeada “Langston Hughes Place.” (Localidade Langston Hughes).

Perfil biográfico traduzido do site Academy of American Poets por Dalcin Lima aos 24 de julho de 2016.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Jus et Humanitas

Sou Dalcin Lima, advogado, tradutor e um apaixonado por Línguas e Literatura, especialmente poesia. Sou protetor de animais em geral.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário