ads slot

Últimas Postagens:

SANDRA CISNEROS, A VOZ LATINA DA IDENTIDADE E DA SEXUALIDADE FEMININA


Sandra Cisneros é poeta e romancista de origem latina que escreveu o best seller "The House on Mango Street”.

Sandra Cisneros nasceu em 20 de dezembro de 1954, em Chicago. Apesar de ter crescido principalmente em Chicago, a família frequentemente visitava seus parentes paternos no México, e Cisneros diria mais tarde que se sentia deslocada durante sua infância. Em 1987, Cisneros confessaria numa entrevista no Texas que nunca sentira um forte sentido de conexão em Chicago. Todavia seu livro The House on Mango Street é ambientado em Chicago.

Ao mesmo entrevistador, Sandra Cisneros expressa um pequeno aborrecimento aos leitores que insistem que ela assume ser a protagonista de seu Mango Street, Esperanza Cordero — que o livro, em outras palavras, é autobiográfico. (Mais tarde, em outra entrevista, ela denomina seu romance de “uma autobiografia inventada"). A diferença entre escrever realmente sobre sua própria vida e escrever imaginativamente de uma experiência de outrem pode ser sutil, obviamente, e há semelhanças inegáveis entre a fictícia Esperanza e Cisneros, que cresceu durante os anos de 1950 e 1960 numa família de trabalhadores latinos. Uma diferença obvia entre elas é que Esperanza tem três irmãos, uma irmão e dois irmãos; Cisneros, por outro lado, cresceu como a única irmã de seis irmãos. Imagina-se quanto sua mãe ficou satisfeita de ter tido uma filha em meio a tantos filhos. E, diverso de algumas mulheres em situações semelhantes, a mãe de Cisneros não insistiu que Sandra passasse todo seu tempo ajudando com o tradicional “trabalho de mulheres”, mas encorajou-a a desenvolver seu intelecto e imaginação pela leitura. Neste ponto, certamente, a infância de Cisneros se parece com aquele se sua personagem Esperanza, cuja leitura descrita em Mango Street incluía alguns clássicos infantis os livros de Alice, de Lewis Carroll e The Water-Babies, de Charles Kingsley. Embora sua ficção publicada (por volta de 2000) seja firmemente realista, Cisneros transmite um senso de surpresa e magia que revela uma base não apenas no folclore, mas também naquelas fantasias da grande velha literatura.

Educada em escola católicas e Universidade Loyola em Chicago, de onde se bacharela em 1976, Cisneros foi admitida na prestigiada Writers' Workshop na Universidade de Iowa e recebeu o grau de mestrado 1978.

A maioria dos colegas de classe de Cisneros em Iowa eram pessoas de familiares mais materialmente abastados que os de Cisneros, em geral descendentes de imigrantes europeus vindos para os Estados Unidos. Inicialmente, Cisneros procurou usar os tipos de assunto deles, personagens e inserí-las sem sua própria escrita. Infelizmente com os resultados, ela tomou então uma importante decisão: ela decidiu “rebelar-se” escrevendo sobre sua vizinhança na qual ela cresceu, as pessoas que eram seus parentes, amigos e vizinhos. The House on Mango Street (A Casa na Rua Mango) tinha começado.

Todavia Cisneros não concluiu o livro por vários anos; entretanto ensinou em escolas secundárias e trabalhou como recrutadora de faculdade e conselheira de minorias estudantis. Em 1982-83, depois de ganhar uma bolsa do National Endowment for the Arts, Cisneros foi à Grécia para trabalhar em sua ficção. Depois trabalhar como artista residente na Fundação Michael Karolyi em Vence, França, ela voltou aos Estados Unidos e, em 1984, encontrou um editor para Mango Street: a Imprensa de Arte Pública da Universidade de Houston. Durante os anos seguintes, Cisneros ocupou uma variedade de cargos na universidade, continuando sempre a escrever tanto poesia quanto prosa. Com a publicação dae Random House em 1991 de "Woman Hollering Creek" and Other Stories (Mulher Cantando no Córrego e Outras Histórias) e reeditando neste mesmo ano The House on Mango Street, a escritora tornou-se amplamente conhecida; seus livros, entusiasticamente revisados, rapidamente encontrou seu caminho nas listas de leituras desde o ensino médio até as turmas de literatura da universidade.

A partir de setembro de 2000, Cisneros publicou (em forma de livro) não mais ficção exceto volume bilíngue para leitores juvenis de uma curta seção de Mango Street: Hairs: Pelitos, ilustrado por Terry Ybanez e publicado por Knopf. Seus livros de poesia incluem Bad Boys (Rapazes Maus) (Mango Publications, 1980); My Wicked, Wicked Ways (Meus Maus, Maus Caminhos)

(Third Woman Press, 1987); Loose Woman (Mulher Solta) (Knopf, 1994) e Have You Seen Marie? (Você Viu Marie?) (2012). A escritora contribuiu numa variedade de periódicos, incluindo Contact II, Glamour, Imagine, Los Angeles Times, New York Times, Revista Chicano-Riquena e Village Voice.

Os prêmios de Cisneros incluem duas bolsas do National Endowment for the Arts (1982 e 1988); o American Book Award da fundação Before Columbus, pelo livro The House on Mango Street (1985); a Bolsa Paisano Dobie (1986); primeiro e segundo prêmios no Segundo Concurso Nacional del Cuento Chicano, patrocinado pela Universidade do Arizona; o Lannan Foundation Literary Award (1991); um doutorado honoris causa da Universidade Estadual de Nova York em Purchase (1993); uma bolsa MacArthur (1995) e Texas Medal of the Arts Award in 2003.

O trabalho de Sandra Cisneros foi elogiado por críticos por muitos motivos, desde a autenticidade da experiência e linguagem de seus personagens à admirável simplicidade de seu estilo. Talvez mais importante do que os críticos estão os leitores comuns, que acham a prosa de Cisnero dinâmica, divertida, direta e verdadeira no mais básicos dos níveis humanos. Sua ficção, em The House on Mango Street e "Woman Hollering Creek" and Other Stories, é frequentemente comparada à poesia — ou igualmente identificado como poesia. Os dois livros serão nas páginas seguintes como ficção, ainda que, como a melhor poesia, estes livros trazem novas descobertas, insights e surpresas em cada releitura.

Sandra Cisneros ensinou em muitas faculdades e universidades, incluindo a Universidade da Califórnia, Universidade de Michigan e Universidade do Novo México. Atualmente ela mora em San Antonio, Texas.

Traduzido por Dalcin Lima, do original Sandra Cisneros Biography, do site biography.com, em 01 de maio de 2016. 

Compartilhe no Google Plus

Sobre Jus et Humanitas

Sou Dalcin Lima, advogado, tradutor e um apaixonado por Línguas e Literatura, especialmente poesia. Sou protetor de animais em geral.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários: