ads slot

Últimas Postagens:

GWENDOLYN BROOKS: A PRIMEIRA NEGRA A CONQUISTAR UM PULITZER


Gwendolyn Brooks foi a primeira poeta afro-americana do pós guerra que recebeu o Prêmio Pulitzer, por seu livro Annie Allen em 1949.

Gwendolyn Elizabeth Brooks nasceu em Topeka, Kansas em 7 de junho de 1917. Quando completou seis meses de vida, sua família mudou-se para Chicago como parte da Grande Migração. Brooks era conhecida como "Gwendie" por familiares e amigos intímos durante sua infância.

Brooks frequentou três escolas secundárias: a prestigiada, inclusiva Hyde Park High School; Wendell Phillips Academy High School, escola para negros; e a inclusiva Englewood High School. O preconceito racial que ela encontrou em algumas dessas instituições modelaria sua compreensão da dinâmica social nos Estados Unidos e influenciaria sua escrita. Em 1936, Brooks graduou-se pela Wilson Junior College, tendo já começado a escrever e publicar seu trabalho.

Brooks começou a escrever ainda muito nova. Publicou seu primeiro poema numa revista infantil aos treze anos de idade. Aos 16, publicara aproximadamente 75 poemas. Começou apresentando seu trabalho ao Chicago Defender, um jornal líder afro-americano. Seu trabalho incluía baladas, sonetos e verso livre, esboçados em ritmos musicais e conteúdo da parte interior de Chicago. Brooks diria mais tarde deste período de sua vida: "eu sentia que eu tinha que escrever. Mesmo que eu nunca tivesse publicado, eu sabia que continuaria escrevendo, apreciando-o e experimentando o desafio".

Brooks trabalhou com secretária para sustentar-se enquanto se desenvolvia como poeta. Ela participou de oficinas de trabalho de poesia, incluindo uma organizada por Inez Cunningham Stark, uma mulher muito rica com uma experiência literária. Enquanto Stark era branca, todos os participantes da oficina eram afro-americanos. Brooks fez grandes progressos durante este período, angariando reconhecimento oficial. Em 1943, seu trabalho recebeu um prêmio da Conferência dos Escritores do Meio Oeste.

Brooks publicou seu primeiro livro de poesia, A Street in Bronzeville (Uma Rua em Bronzeville), em 1945. O livro foi um sucesso imediato, leading a uma Bolsa Guggenheim Fellowship e outras honras. Seu segundo livro, Annie Allen, foi publicado em 1949. Brooks ganhou o Prêmio Pulitzer em poesia por Annie Allen, fazendo dela a primeira afro-americana a ganhar o cobiçado Pulitzer. Outras honrarias recebidas por ela vida afora incluiu o Prêmio Eunice Tietjens da Revista Poetry.

Em princípios dos anos de 1960, Brooks começou sua carreira de magistério como instrutora de escrita criativa. Ensinou na Columbia College em Chicago, Chicago State University, Northeastern Illinois University, Columbia University e na University of Wisconsin. Continuou também a escrever e publicar. Seu longo poema "In the Mecca” (Em Meca), publicado em 1968, was foi indicado para o National Book Award em poesia.

Brooks casou-se com Henry Lowington Blakely Jr em 1939. O casal teve dois filhos, Henry e Nora.

Gwendolyn Brooks morreu de câncer em 3 de dezembro de 2000, com a idade de 83, em sua residência em Chicago, Illinois. Permaneceu como professora residente de Chicago's South Side até sua morte. Brooks foi sepultada no Lincoln Cemetery em Blue Island, Illinois. 

Texto traduzido do site Biography por Dalcin Lima aos 16 de abril de 2016. 

Compartilhe no Google Plus

Sobre Jus et Humanitas

Sou Dalcin Lima, advogado, tradutor e um apaixonado por Línguas e Literatura, especialmente poesia. Sou protetor de animais em geral.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário