ads slot

Últimas Postagens:

HILDA DOOLITTLE: H.D. IMAGISTA


H.D. (nascida Hilda Doolittle) foi uma poeta, romancista e memorialista norte-americana conhecida por sua ligação, nas primeiras décadas do século XX, com o grupo de vanguarda Imagista dos poetas vanguardistas como Ezra Pound e Richard Aldington. O padrão Imagista baseava-se em expressões idiomáticas, ritmos, clareza do discurso comum e a liberdade de escolher o assunto no qual o escritor melhor se adequasse. Os escritos posteriores de H.D. desenvolveram-se na estética para reunir a mais feminina versão do modernismo.


Em 10 de setembro de 1886, Hilda Doolittle nasceu em Bethlehem, Pennsylvania. Frequentou Bryn Mawr, como colega de Marianne Moore e mais tarde a Universidade da Pensilvania onde ela se tornou amiga de Ezra Pound e William Carlos Williams.

Hilda viajou para a Europa em 1911 pretendendo passar apenas um verão, mas permaneceu no velho continente pelo resto de sua vida.

Por meio de Pound, H. D. interessou-se pelo movimento Imagista e rapidamente tornou-se a líder do movimento. Alguns dos seus primeiros poemas ganharam reconhecimento quando foram publicados por Harriet Monroe na revista Poetry.

Seu trabalho é caracterizado por uma intensa força de imagens, harmonia de linguagem e uso da mitologia clássica. Seus poemas não receberam uma completa apreciação e aclamação durante sua vida, em parte porque seu nome estava associado ao movimento Imagista ainda que sua voz tenha ultrapassado as fronteiras do movimento, como se evidenciou em seus trabalhos extensos Trilogy (Trilogia) e Helen in Egypt (Helena no Egito).

Como Alicia Ostriker disse na American Poetry Review, “H.D. no fim de sua carreira tornou-se não somente a mais premiada poeta de nosso século, mas a mais original das poetas — o mais que eu a leia mais eu penso nisso — em nossa língua”.

O descaso por H. D. pode ser atribuído por seus momentos à medida que muitos de seus poemas falavam para um público que não estava preparado para responder aos fortes princípios feministas articulados em seu trabalho.

Hilda Doolittle casou-se em 1913 com o escritor Richard Aldington, que à época era editor da revista "Egoist". Quando a Primeira Guerra Mundial explodiu, Aldington alistou-se no exército britânico e Hilda tornou-se editora da revista. Ele voltou da guerra, mas o casal divorciou-se logo em seguida.

Hilda voltou em visita aos Estados Unidos em 1920 e permaneceu alguns meses na Califórnia. Após seu retorno à Europa, ela mudou-se para Genebra, Suíça. Ela nunca mais casou após seu divórcio com Aldington e morreu, aos 75 anos, de um ataque do coração em 27 de setembro de 1961.


Perfil biográfico elaborado por Dalcin Lima, em 19 de fevereiro de 2016, a partir do site da Academy of American Poets.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Jus et Humanitas

Sou Dalcin Lima, advogado, tradutor e um apaixonado por Línguas e Literatura, especialmente poesia. Sou protetor de animais em geral.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário